sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de Maio - Dia do Zootecnista


A profissão da produção animal 

Você já percebeu a quantidade de produtos a base de carne, leite, ovos e derivados presentes nas gôndolas de um supermercado? Já se surpreendeu olhando a quantidade de informações da tabela de composição nutricional, presente no rótulo da ração do seu animalzinho de estimação? Algum dia viu a pelagem linda de um belo cavalo, nem que fosse em filme ou na TV? Por trás de tudo isso existe a mão de um profissional formado em Zootecnia. 


 zootecnia é a ciencia que visa aproveitar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, com a finalidade de explorá-los racionalmente como fonte alimentar e outras finalidades junto aos seres humanos, ciência aplicada que trata da adaptação dos animais com potencialidades de domesticação ao ambiente criatório e, desta forma, aproveitá-los com a finalidade nutricional e econômica. Como ciência deriva diretamente da biologia como uma zoologia aplicada, pois ao conhecimento biológico do animal soma-se os princípios da economia e da produção de alimentos, visando suprir o mercado com produtos adequados a alimentação humana. Pode-se definir zootecnia como produção animal Stricto Sensu e o seu principal objetivo é "produzir o máximo, no menor tempo possível, sempre visando lucro, tendo em conta o bem estar animal". O Zootecnista é o profissional habilitado para atuar na produção animal; as principais áreas de atuação são: Nutrição e Alimentação, Forragens, Genética e Melhoramento, Reprodução, Manejo, Instalações, Higiene, Tecnologia de Produtos e Derivados de Origem Animal e Administração Rural.




Zootecnista pode atuar em qualquer atividade de Produção Animal, desde a concepção do projeto, até ao desenvolvimento de dietas e supervisão de vacinas; fábricas de Ração ou dispensão do mesmo; frigoríficos; centrais de Inseminação; empresas privadas com foco na produção animal; representação e venda de produtos relacionados com a produção animal; laboratórios de análise de alimentos destinados a animais; laboratórios de Genética Zootécnica; Produção, Implantação e Manejo de Pastagens; Melhoramentos Genético dos Rebanhos e Pastagens; Planejamento e Execução de projetos de Instalações para Produção Animal; Prevenção de Enfermidades; Manejo e Criação de Animais Silvestres; Pesquisa nas áreas de Produção Animal; Ensino de Zootecnia e Administração de Propriedades Rurais e Industrias do gênero.
A Zootecnia congrega o conjunto de atividades e habilidades destinadas a desenvolver, promover, preservar e controlar a produção e a produtividade dos animais aliada à conservação dos recursos naturais. Colabora na manutenção dos processos ecológicos e ambientais, garantindo a integridade dos ecossistemas e a conservação das espécies que compõem a nossa biodiversidade e na sustentabilidade do meio ambiente. É uma área do conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, onde estão compreendidos o planejamento, a economia, a administração, assim como, o melhoramento genético, a ecologia, a sustentabilidade, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o bem-estar e o manejo. Também engloba a nutrição, alimentação, formação e produção de pastos e forragens, sistemas de produção animal e industrialização propiciando de forma integral, em sua área de atuação, a qualidade de vida da sociedade.



Dia do Zootecnista:13 de Maio


Ano de criação do Primeiro Curso de Zootecnia do Brasil: 1966, criado na Pontifícia Universidade Católica, na cidade de Uruguaiana-RS.

Pratrono da Zootecnia no Brasil: Prof. Otávio Domingues.


Feliz Dia aos Colegas de Profissão!!!



quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Arte de Empreender


Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto. Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.

O empreendedor apresenta determinadas habilidades e competências que são primordiais para conquistar resultados positivos.

Podemos citar entre estas características do empreendedor:

  1. Criatividade;
  2. Capacidade de organização e planejamento;
  3. Responsabilidade;
  4. Capacidade de liderança;
  5. Habilidade para trabalhar em equipe;
  6. Gosto pela área em que atua;
  7. Visão de futuro e coragem para assumir riscos;
  8. Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio;
  9. Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas);
  10. Saber ouvir as pessoas;
  11. Facilidade de comunicação e expressão.
Se uma pessoa tem capacidade empreendedora, ótimo, ela tem boa probabilidade de acertar no mundo dos negócio. Mas, se na verdade esta não nasceu com tal capacidade é possível pensar então em começar uma preparação.

"Uma pessoa pode não nascer empreendedora, mas educar-se ao empreendedorismo."